• Facebook
Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

13º: O que é e como um contador pode te ajudar

November 22, 2018

Com a chegada do fim de ano, uma das grandes questões que passam a ser discutidas entre os funcionário de uma empresa é em relação ao 13º salário, gratificação que corresponde a 1/12 avos da remuneração do mês de dezembro, por mês de serviço, em relação ao ano correspondente.

 

Para aqueles que já possuem mais contato com o cálculo, pode parecer simples lidar com essa gratificação, visto que, em tese, a conta se resume a fórmula 13º = (salário / 12) x meses trabalhados, correto? Nem tanto.

 

Para te mostrar que o 13º pode não ser tão simples assim, a Fiscotec separou alguns motivos para que você pense se não vale a pena investir em especialistas que podem facilitar o seu cálculo e evitar dores de cabeças com a correria de fim de ano. Confira:


1. Há funcionários que possuem remuneração variável e nesse caso o 13º é calculado de uma forma diferente da vista na fórmula acima, o que pode se tornar um pouco mais complicado e tomar mais do seu tempo.

 

2. Se um funcionário pede demissão ou acaba sendo demitido sem justa causa, é preciso, sim, pagar o seu 13° salário proporcional ao tempo de serviço. A gratificação, ao contrário, não é paga no fim do ano e pode exigir contas um pouco mais complexas.

 

3. Existem ainda, aqueles funcionários que solicitam um adiantamento do 13º e, nesse caso, é importante estar atento a todas as consequências e responsabilidades atreladas a essa atividade.

 

4. O atraso no pagamento do 13º salário pode trazer grandes complicações para a sua empresa. A gratificação é uma obrigação imposta a todas as empresas em relação ao seu quadro de funcionários.

 

Não havendo o pagamento do benefício, ou ocorrendo atrasos, a empresa passa a cometer uma infração à lei. As penalidades podem incluir perda significativa nas receitas da empresa ou, inclusive, prejudicar seu planejamento financeiro.

 

Abraços

Fiscotec 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon