• Facebook
Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

Fluxo de caixa: o que é e como ele pode ajudar a sua empresa

September 10, 2018

Para que uma empresa tenha sucesso e as dores de cabeça com a falsa ilusão de “dinheiro sobrando” sejam evitadas, é preciso saber analisar a realidade financeira do negócio e entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios. Saiba mais sobre o assunto com este artigo que a Fiscotec preparou para você.

 

 O que é fluxo de caixa

 

Fluxo de caixa nada mais é do que o controle da movimentação financeira em um determinado período de tempo, considerando a entrada e saída de dinheiro a partir de registros específicos.

 

Para que o processo seja bastante eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É muito comum, em pequenas empresas, que essa organização seja feita em planilhas, mas o mais recomendável é optar por ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online ou uma pessoa de confiança para cuidar do fluxo de caixa do seu negócio.

 

A partir desse controle, indispensável para uma boa gestão financeira, é possível contar com uma verdadeira base de dados onde o responsável pelo negócio tem os recursos necessários para a tomada de decisões. Além disso, não fazer o registro dos recebimentos e pagamentos é o que leva mais de 50% das micro e pequenas empresas brasileiras a fecharem nos quatro primeiros anos.

 

Como o fluxo de caixa pode ajudar a sua empresa

 

O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) é uma entidade que acompanha de perto o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e recomenda o uso e o gerenciamento do fluxo de caixa. Este controle sobre as despesas e receitas, traz diversas vantagens, pois assim é possível:

 

Prever, planejar e controlar a entrada e saída de verba em um determinado período;

 

Avaliar se o recebimento será suficiente para cobrir gastos;

 

Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;

 

Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;

 

Verificar a possibilidade de realizar promoções;

 

Garantir que os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de solicitar dinheiro extra.

 

Praticando o controle financeiro da sua empresa com o fluxo de caixa, o sucesso é garantido!


Abraços,

Fiscotec
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon