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Indicadores de sucesso: quais são?

July 24, 2018

 

Muitos empresários fazem a avaliação das suas empresas olhando apenas para seu faturamento e lucro no final do mês. Entretanto, a queda nas vendas ou lucro poderá ser a consequência pelo descuido de outros indicadores em diferentes áreas da empresa. Conheça abaixo quais são estes indicadores e entenda a importância de acompanhá-los mensalmente!
 

 

Finanças:
 

  • Faturamento: costuma-se comparar com o faturamento dos 3 meses anteriores; faturamento do mesmo mês do ano anterior e se tiver, com a meta planejada.
     

  • Lucro: mesmas comparações que o faturamento. Caso tenha feito algum investimento na estrutura da empresa, custos com demissão de funcionários ou quitação de dívidas no mês, o lucro será impactado, mas não reflete que seu negócio está prejudicado, pois foi um custo pontual em um mês.
     

  • Orçamento: este acompanhamento reflete o sucesso do seu planejamento para seu negócio! Principalmente nas despesas, entenda qual conta saiu do fora do planejado. Seu resultado dependerá desse controle mensal!
     

  • Inadimplência: este indicador deve ser controlado mensalmente. Com o agravamento da crise no país, muitas empresas tem sofrido com a inadimplência. Deixe uma pessoa específica com este controle, assim ela poderá focar suas ações e fazer um acompanhamento dos clientes já com as dívidas em negociação.
     

Vendas:
 

  • Vendas no Top 20 Clientes: muitas empresas têm uma dependência grande de apenas poucos clientes que detêm uma fatia considerável do seu faturamento. Qualquer alteração, fora o planejado, vale fazer uma visita ou entender com o porquê desta variação. Eles são suas “vacas leiteiras”, cuide os como filhos!
     

  • Venda de novos produtos: estes produtos por serem lançamentos são responsáveis por investimentos na empresa, pois são uma aposta! Eles também podem ser os responsáveis por aquele faturamento adicional tão esperado! Implante uma meta de vendas e/ou meta de clientes que o produto deverá ser apresentado.  
     

  • Preço: faça a comparação dos preços dos seus principais produtos e serviços X os preços da sua concorrência. Talvez esteja na hora de reajustar seus preços e consequentemente aumentar seu faturamento. Ou aplicar aquela promoção nos itens já ofertados por outros. Este indicador não precisa ser acompanhado mensalmente, mas pelo menos trimestralmente.
     

Marketing:
 

  • Número de clientes novos: este número reflete todo o sucesso do seu trabalho e de sua equipe. Clientes novos podem vir por indicação ou pelo resultado da divulgação dos seus serviços.
     

  • Interação das postagens nas redes sociais: faça um ranking das publicações mais curtidas por seus seguidores e compare com as publicações recentes. Entenda o que seus clientes gostam de ver e acompanhar. Isto será o motivo pelo qual eles te seguem!
     

Operações:
 

  • Pesquisa de satisfação: uma excelente ferramenta para acompanhar “onde” precisa melhorar. Foque a pesquisa nos clientes mais fieis e nos novos!
     

  • Giro do estoque: faça um controle mensal dos itens com maior e menor giro. Oferte os itens de baixo giro até meados do mês, assim você terá tempo de recuperar suas vendas se estiver longe da meta! Além disso, cuide da reposição dos itens de maior giro.
     

  • Reclamação de clientes: este acompanhamento reflete o respeito que a empresa tem com seus clientes. Cuide da opiniões nas redes sociais. Lembre-se: hoje em dia não há mais espaço para um atendimento ruim!
     

Caso tenha alguma dúvida entre em contato com a nossa consultora!

 

Grande abraço, 

 

 

 

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