• Facebook
Please reload

Recent Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Featured Posts

5 dicas para um bom planejamento orçamentário

May 21, 2018

A maioria das empresas de pequeno porte não possuem um orçamento bem planejado. Além disso, este erro pode ser fatal, ainda mais em dias de contas apertadas e baixo faturamento.

 

O planejamento orçamentário é uma ferramenta importante para definir e priorizar as estratégias do seu negócio e pensando nisso, a Fiscotec separou cinco dicas para você realizar um bom planejamento orçamentário. Confira:

 

1. Acompanhe os resultados

O planejamento orçamentário precisa ser revisado mensalmente. Não crie um planejamento e simplesmente o descarte, procure acompanhar os resultados no meio do mês, para que haja tempo de tomar decisões e corrigir algum problema que surgir.

É muito importante fazer uma comparação do que foi orçado e o que foi realizado, além de fazer ajustes necessários para que não haja muitas diferenças quando houver a elaboração de um novo orçamento.

 

2. Crie planos de ação

Uma boa maneira de tirar seu planejamento orçamentário do papel é criar planos de ação evidenciando quais as ações serão realizadas, os responsáveis por cada uma delas, assim como as datas para conclusão destas. Ex: Meta de redução do desperdício de alimentos; Controle de compras parcelas; Meta de Faturamento Mensal para um produto/serviço.  

 

3. Tenha foco

Tenha em mente qual o montante de lucro e receita você tem como objetivo para seu negócio este ano! Isso implica em saber: Onde sua empresa está hoje (faturamento, produtos, funcionários)? Quanto quero crescer este ano? O que será feito para alcançar este objetivo (redução de custos, investimento em redes sociais, contratação de novos profissionais, etc)?

 

 4. Envolva sua equipe no orçamento

Todas os colaboradores precisam estar cientes que a empresa tem um orçamento anual e que realiza seu acompanhamento e controle mensalmente. Isso faz com que eles cooperam com as ações do plano. Ex: redução de gastos com luz, água; aumento de produtividade para ganhar competitividade; redução de custos com compras de insumos, etc. 

 

5. Fuja dos erros comuns

Um dos erros mais comuns quando se prepara o planejamento é usar o passado como base e não como referência, assim em vez do seu negócio trabalhar com foco no crescimento, ele trabalha com o objetivo de apenas sobreviver dentro do mercado. Analise criteriosamente quais as principais contas que sofrerão ajustes ao longo ano para atingir a meta de lucro. O lucro sempre será o objetivo principal de todo planejamento orçamentário. 


Agora que você já sabe dessas dicas é hora de colocá-las em prática! 

 

Se precisar de ajuda conte com a Fiscotec. Entre em contato conosco pelo telefone (11) 2296-2122 ou e-mail rogerio@fiscotec.com.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags
Please reload

Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon