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Gestão de pessoas: como se tornar um bom líder para sua empresa

April 19, 2018

A gestão de pessoas tem sido muito reconhecida e praticada por grandes empresas, afinal as organizações passaram a entender a importância de oferecer o suporte necessário aos seus funcionários para que eles se sintam valorizados e, dessa forma, motivados. No entanto, ainda existem empresas que não sabem transmitir essa função enquanto outras tratam os seus funcionários como custos e não como peças importantes para o desenvolvimento do negócio.

 

Uma empresa que deseja ter sucesso deve investir fortemente no treinamento de líderes para que estes sejam capazes de enxergar a importância dos seus funcionários na conquista de resultados. Pensando nisso, a Fiscotec preparou cinco dicas simples de como praticar uma boa liderança ao gerir pessoas. Confira:

 

1. Mantenha um bom diálogo: É muito importante que, ao falar com seus funcionários, a conversa não seja pautada apenas em uma série de ordens. Hoje em dia, a forma de contato do líder com o trabalhador deve ser mais parecida a uma conversa comum entre duas pessoas, sem que o nível hierárquico seja colocado à frente.

 

2. Aproxime-se de seus funcionários: Para que o diálogo entre as pessoas floresça, deve haver proximidade entre os envolvidos. É necessário que o líder minimize a distância hierárquica entre ele e seus funcionários. Ouvir indivíduos em todos os níveis da organização e aprender a falar com eles de forma direta e autêntica irá gerar confiança e, consequentemente, progresso no sucesso da empresa.

 

3. Saiba ouvir: Um líder que leva o diálogo organizacional a sério sabe quando parar de falar e começar a ouvir. Poucos comportamentos contribuem tanto para a intimidade do diálogo quanto escutar aquilo que o outro diz. Prestar atenção indica respeito pelos funcionários, curiosidade e humildade.

 

4. Aposte nos feedbacks: Um bom gestor deve ser franco e justo com os seus funcionários. Reúna-se frequentemente com cada um deles para mostrar os resultados sobre o trabalho desenvolvido até o momento. Elogie o bom desempenho e mostre, de maneira sutil, os pontos que ainda devem ser melhorados.

 

5. Comemore as conquistas: Se a sua equipe alcançou uma meta ou solucionou aquele problema que pegou a empresa desprevenida, é preciso comemorar. Não é preciso fazer nada muito extravagante, mas apostar em um café da manhã ou happy hour pode ser um bom motivados para os próximos trabalhos. Caso não seja viável, enviar um elogio formal para toda a empresa pode ser uma forma eficaz de agradecer o esforço do seu time.

 

 

 

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